segunda-feira, junho 13

A dificuldade de dizer

Certas dificuldades de se dizer, falar é tão difícil . Entender é tão complicado, cheio de outros dizeres que precisam ser compreendidos. E então, me pego pensando em tantas coisas que nada que saia da minha boca poderia sequer manter um contorno do que imagino. Me pego nos dias pensando em meu rosto pálido sobre coisas que amo, ou, que não gosto o suficiente. Por outras eu visto a capa lúcida do silencio, e balbucio coisas que as pessoas não podem ouvir. Por vezes eu as digo alguns elogios, por outras somente as quero longe de mim. Falar, falar e falar. Falar é tão difícil, que me ocupo de pensar. Penso infinitamente em todas as possibilidades do meu dia, se piso no chão e sinto a sola do meu sapato corroer, talvez o sapato converse com o chão num chatear desgastado, a fala do chão é dura e áspera para eles. Ou, nas poças d`agua sinto amolecer também parte de meu pé, numa conversa molhada e inquieta. Subo uma rampa e falo em reclame, do ar que me falta, falta de fala do meu pulmão. Olho as ruas como se todos os dias falasse com meu corpo, ando desprendidamente sobre as calçadas procurando maneiras estranhas de falar com elas. Engulo algumas tristezas falando com meus pensamentos, com meus pensamentos posso tudo. Até embriagar-me de falas doces, onde conto-me poesias esquisitas, fala do meu pedaço mais íntimo. Ultimamente o frio tem falado mais alto por aqui, meu corpo não compreende porque a temperatura tem de mudar tanto em tantas vezes. Mas apesar de sentir-me tão fria, algo aquece meus dias sem sequer compreender de onde vem tamanha faísca. É algo que cultivo num modo muito silencioso, que de vez em quando se desprende e sobre a superfície constrói algum gracejo. São pedrinhas brilhantes que as vezes me lembram que ainda estou aqui, e que de longe elas estão olhando por mim. Algo tão curioso e escondido, que me diz para medir meus dias com mais cautela, perceber o mundo mais vagaroso, conter-me da falta de mim. Isso que fala comigo constantemente, mesmo que dizendo na quietude dos meus sentimentos os mais doces dias azuis. Nessas palavras onde posso tudo, na fala em que meus dias me permitem ser sincera. Nessa não vejo dificuldade.

Nenhum comentário: